quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Vamos começar a filosofar ?!

PRINCÍPIOS DA SABEDORIA OCULTA

1 - O Universo manifestado tem raízes em um Princípio Eterno, Ilimitado, Imutável, Sempre-Imanifestado, chamado o Absoluto, Parabrahman ou a Realidade Última. Este Princípio transcende o alcance da compreensão humana.

2 - Consciência e Poder, Espírito e Matéria, Purusha e Prakriti não são duas realidades independentes, mas dois aspectos polares do Absoluto. Eles são os primeiros produtos da diferenciação e a base da Manifestação.

3 - Dessa Tríada procedem todos os inúmeros universos que aparecem e desaparecem num ciclo sem fim de Manvantara e Pralaya, ou Manifestação e Dissolução.

4 - Os inumeráveis Sistemas Solares que constituem parte do Universo manifestado são expressões dessa Realidade Última, formando cada Sistema Solar uma unidade independente, e contudo continuando suas raízes na Realidade Sempre-Imanifestada.

5 - Todo Sistema Solar é um mecanismo perfeitamente organizado que, além de governado pelas Leis Imutáveis da Natureza, é também a manifestação da Inteligência Transcendente, chamada Deus ou Logos.

6 - O Sol físico e os Planetas a ele ligados são a parte mais externa ou mais densa do Sistema Solar, havendo diversos mundos invisíveis compostos de matéria progressivamente mais fina, interpenetrando o mundo físico.

7 - O Sistema Solar completo, com seus Planetas visíveis e invisíveis, é um vasto Teatro de Evolução, onde a Vida, em seus vários estágios e inúmeras formas, está evoluindo para uma perfeição cada vez maior.

8 - Todo esse complexo processo tem lugar de acordo com um Plano definido, presente na Consciência Divina, controlado e guiado por vá rias hierarquias de seres em diferentes Estágios de evolução.

9 - A evolução da Humanidade em nossa Terra é guiada por uma Hierarquia Oculta composta de Seres Humanos Perfeitos, que desenvolveram em si Poderes e Faculdades que não podemos conceber no estágio onde nos encontramos. Eles estão em permanente e íntimo contato entre si e com os acontecimentos do mundo, guiando-o segundo o Plano Divino com extrema habilidade e sabedoria.

10 - A Evolução da Vida desenvolve-se passo a passo através dos reinos mineral, vegetal, animal e humano. Ela continua mesmo depois de estar atingida a perfeição do estágio humano.

11 - Os seres humanos, Divinos em essência, contêm em si todas as qualidades e poderes que associamos à Divindade, mas em estado germinal. O desenvolvimento gradual destes poderes e qualidades acarreta uma perfeição e uma expansão sempre crescente, sem limites.

12 - O desenvolvimento dessas qualidades e poderes latentes é efetuado através do processo de Reencarnação; a Alma encarnando vezes e mais vezes em diferentes países e diferentes circunstâncias para adquirir experiências de todas as espécies, despendendo em seguida, períodos de descanso nos Planos Superfísicos para assimilá-las.

13 - Não somente o físico, mas também todos os outros aspectos da vida são governados por Leis Naturais operando em suas respectivas esferas. Essa Lei oniabarcante de causa e efeito, conhecida como Karma, torna o homem senhor de seu destino e criador de sua felicidade ou de sua miséria.

14 - Assim como nos reinos vegetal e animal a evolução das formas pode ser acelerada pela utilização das Leis Biológicas, também a evolução do homem pode ser muito acelerada pela aplicação das leis mentais e espirituais que operam em seus respectivos planos.

15 - A Ciência da Autocultura se baseia na aplicação dessas Leis Naturais, em sua totalidade, ao problema da Evolução Humana, Leis tão certas e fidedignas, em resultados definidos, quanto as que operam no plano físico dentro do campo da Ciência moderna.

-----------

(FONTE: Prefácio do Livro "Autocultura à Luz do Ocultismo", de I.K. Taimni, publicado pelo Grupo Annie Besant, Rio de Janeiro, 1980.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário